UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2010 - 12h21

Irã anuncia disposição em conversar com Grupo de Viena

EFE
Teerã, 26 jul (EFE).- O representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh, afirma que seu país respondeu hoje ao Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França e AIEA) e anunciou sua disposição de dialogar sobre a troca de combustível nuclear.

Segundo a agência iraniana "Fars", Soltanieh diz que o Irã entregou sua resposta em carta ao diretor da AIEA, Yukia Amano, em resposta à do Grupo de Viena.

Soltanieh declarou que a carta "tem como principal mensagem a disposição total do Irã para seguir com as negociações sobre a troca de combustível nuclear para abastecer o reator científico de Teerã".

"O diretor da AIEA afirmou que refletiria imediatamente sobre o conteúdo da carta para EUA, França e Rússia", acrescentou Soltanieh.

O Grupo de Viena rejeitou o acordo fechado por Irã, Brasil e Turquia em maio segundo o qual os iranianos enviariam 1.200 quilos de urânio à Turquia para receber em até um ano 120 quilos de combustível nuclear entregues pelo grupo.

O acordo foi recusado em junho pelo Grupo de Viena sob a alegação de que as reservas de urânio enriquecido no Irã já passam dos 1.200 quilos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host