UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/08/2010 - 21h09

BP pode iniciar na segunda-feira nova operação para fechar poço de petróleo

EFE
Washington, 1 ago (EFE).- A companhia petrolífera British Petroleum (BP) poderia iniciar nesta segunda-feira à noite a primeira fase da nova tentativa para selar, mediante o método static kill, o poço de petróleo avariado que ocasionou o vazamento no Golfo do México, informou hoje o Governo dos Estados Unidos.

Inicialmente, a operação de selagem - denominada eliminação estática e que consiste na injeção de uma mistura de cimento e lodo pesado através do selo de contenção instalado de maneira provisória - ia ser iniciada no início da semana passada.

Mas a passagem pela região do vazamento da tempestade tropical "Bonnie" obrigou à mudança de planos.

O almirante aposentado da Guarda Litorânea, Thad Allen, que coordena para o Governo dos EUA a resposta ao vazamento, assinalou em entrevista coletiva que a operação, que consiste em duas fases, poderia começar na segunda-feira à noite ou na terça-feira de manhã.

A BP já tinha tentado em maio, sem sucesso, injetar uma mistura de cimento e lodo pesado para selar o poço "Macondo".

A diferença com esta nova tentativa similar é que agora a BP conta com um selo de contenção sobre o poço que, por enquanto, o mantém fechado e que permitiria às equipes injetar a mistura sob baixa pressão e baixa velocidade, com maiores probabilidades de sucesso.

Uma vez concluída o static kill, a BP procederia a outra operação, conhecida como bottom kill (eliminação a partir do fundo). Isso poderia ser feito cinco ou sete dias depois da primeira fase, disse Allen.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host