UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 03h59

Santander compra 318 filiais de bancos no R.Unido

EFE
Londres, 4 ago (EFE).- O grupo espanhol Santander comunicou nesta quarta-feira a compra de 311 filiais do Royal Bank of Scotland (RBS) na Inglaterra e no País de Gales e sete escritórios do NatWest na Escócia.

O Santander, maior grupo bancário da Espanha, investiu 1,65 bilhões de libras (quase dois bilhões de euros) na operação, que inclui 40 centros bancários para pequenas e médias empresas, mais de 400 gerentes de bancos empresariais, quatro centros de bancos corporativos e três de bancos privados.

A operação será completada, segundo expectativas, em um período de entre 15 e 18 meses.

O RBS foi parcialmente estatizado pelo Governo britânico, e a participação pública na entidade chega a 83%.

Os escritórios adquiridos pelo Santander, nos quais trabalham cerca de cinco mil pessoas, totalizam 1,8 milhões de clientes no varejo (aproximadamente 2% do mercado).

Além disso, inclui cerca de 244 mil clientes entre pequenas e médias empresas (5% do setor).

Segundo o Santander, a compra dessas filiais é um "importante passo estratégico" rumo ao objetivo de "se tornar um banco comercial capaz de prestar todo tipo de serviços".

O executivo-chefe do Santander UK, Antonio Horta-Osório, assinalou que a operação "acelera de modo significativo nossos planos para ter uma presença substancial e representar um desafio nos setores corporativo e da pequena e média empresa".

"Em 2009, aumentamos em 16% os empréstimos a pequenas e médias empresas, e na primeira metade de 2010, eles voltaram a crescer em 21%", acrescentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host