UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 12h53

BP começa a injetar cimento para vedar poço no Golfo do México

EFE
Washington, 5 ago (EFE).- A BP começou hoje a injetar cimento na entrada de seu poço estragado no Golfo do México, após assegurar o êxito da operação com a qual começou a vedação na terça-feira.

As equipes começaram a injetar cimento no poço às 09h15 locais (11h15, no horário de Brasília) por meio de dutos conectadas a navios na superfície, confirmou a companhia, em comunicado.

O Governo americano deu sinal verde à BP para a injeção de cimento no poço na quarta-feira, horas depois de a companhia anunciar o êxito da primeira fase da operação de vedação.

Conhecida como 'static kill' (eliminação estática), a operação iniciada na terça-feira consistia em empurrar o petróleo para o fundo do reservatório com a injeção de lama pesada.

O almirante retirado da Guarda Costeira Thad Allen, que coordena a resposta ao vazamento por parte do Governo dos Estados Unidos, disse, na quarta-feira, que não aceitará "de maneira alguma" que a execução da vedação atrase os trabalhos de perfuração do poço auxiliar, considerado como a solução definitiva ao derramamento.

A cimentação do poço, a cerca de 5.500 metros de profundidade, permitirá fechar sua parte inferior por meio de uma nova injeção de lama pesada e cimento.

O fim da construção do poço auxiliar, previsto pela BP para 15 de agosto, marcaria o início da última fase da operação para vedar o outro definitivamente, que vazou 4,9 milhões de barris de petróleo no oceano desde abril, quando uma plataforma da companhia explodiu e afundou, causando a morte de 11 trabalhadores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host