UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 11h59

Produtividade nos EUA cai drasticamente de ritmo no 2º trimestre

EFE
Washington, 10 ago (EFE).- A produtividade dos trabalhadores dos Estados Unidos, que aumentou a uma taxa anualizada de 3,9% no primeiro trimestre, diminuiu 0,9% entre abril e junho, informou hoje o Departamento de Trabalho.

Os cálculos dos analistas para o segundo trimestre apontavam desde uma redução da produtividade de 0,4% até o aumento de 0,1%.

A produção aumentou no segundo trimestre a uma taxa anualizada de 2,6%, após um ritmo de crescimento de 5% no primeiro trimestre.

A produtividade é uma medida da produção por trabalhador e se obtém dividindo o volume produzido por trabalhador a cada hora. A redução do segundo trimestre é a primeira desde fim de 2008.

No mesmo período, os custos trabalhistas subiram a uma taxa anualizada de 0,2% após uma redução de 3,7% entre janeiro e março, segundo o relatório do Governo. Nos últimos quatro trimestres os custos trabalhistas desceram 2,8%.

As remunerações horárias desceram 0,7% entre abril e junho e caíram 0,7% nos últimos quatro trimestres, de acordo com os números oficiais.

Os números ratificam que a maior economia do mundo - que teve quatro trimestres de contração até meados de 2009 - perdeu ímpeto na reativação e esta é uma das razões pelas quais as empresas seguem cautelosas sobre a contratação de trabalhadores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host