UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/08/2010 - 06h49

Achada no Afeganistão jazida petrolífera de 1,8 bilhão de barris

EFE
Cabul, 15 ago (EFE).- As autoridades afegãs acharam uma grande jazida petrolífera no norte do Afeganistão que poderia conter reservas de 1,8 bilhão de barris de petróleo, informou hoje à Agência Efe uma fonte oficial.

"Em breve começaremos a trabalhar e explorar a região", disse por telefone o porta-voz do Ministério de Minas afegão, Jawad Omar.

A jazida fica em algum ponto entre as cidades de Mazar-e-Sharif e Shiberghan, disse Omar, acrescentando que seu Ministério passou os últimos seis meses supervisionando a prospecção da região junto a geólogos americanos.

No dia 14 de junho, Omar anunciou que o Afeganistão começaria a tramitar em um prazo de seis meses um conjunto de minas de diferentes metais e minerais "no valor de vários trilhões de dólares", após o achado de várias jazidas.

Segundo o "The New York Times", essas jazidas incluíam reservas sem explorar de ouro, lítio e outros minerais.

O Afeganistão baseou nas últimas décadas sua economia no tráfico de ópio e carece de uma indústria estável, embora segundo um relatório do Pentágono citado pelo jornal, os achados podiam transformar o país "na Arábia Saudita do lítio".
Hospedagem: UOL Host