UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 20h53

CVM investiga alta em ações da TAM após fusão com LAN

EFE
São Paulo, 16 ago (EFE).- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investiga a alta das ações da TAM antes do anúncio de fusão com a chilena LAN, anunciou hoje a presidente do órgão, Maria Helena Santana.

Segundo Maria Helena "toda oscilação atípica" é sempre seguida de uma análise da CVM.

Na sexta-feira, a TAM anunciou um acordo de fusão com a LAN, formando o grupo Latam, a maior companhia aérea privada do mundo em valor de mercado.

No entanto, mesmo antes do anúncio, as ações preferenciais da TAM dispararam quase 30%.

Maria Helena advertiu que o resultado das investigações só será conhecido no ano que vem.

"Geralmente não divulgamos (os resultados) no mesmo ano. Fazer a investigação rápido demais não é saudável porque podemos ser levados por um clamor público", apontou a presidente da CVM após participar de um evento da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil.

Segundo um comunicado da TAM aos investidores, os maiores acionistas de cada companhia manterão o controle de suas respectivas empresas e preservarão as estruturas atuais de administração.

Deste modo, TAM e LAN continuarão voando sob as mesmas bandeiras de agora.

A Lan Airlines comentou também na sexta-feira em comunicado que a "transação tem por intenção consolidar os interesses econômicos dos diferentes grupos de acionistas em uma só entidade, sem prejuízo às leis e regulações aplicáveis em matéria de restrições à propriedade estrangeira".
Hospedagem: UOL Host