UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 13h19

OGX confirma potencial de 15 trilhões de pés cúbicos de gás na Parnaíba

EFE
Rio de Janeiro, 16 ago (EFE).- A petrolífera OGX confirmou hoje que as reservas descobertas na semana passada na bacia de Parnaíba têm um potencial de 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural, segundo comunicado divulgado hoje pela empresa.

Este volume poderia atender cerca de 30% da demanda de gás do Brasil, que em junho foi de aproximadamente 49,7 milhões de metros cúbicos diários, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

A dimensão da descoberta motivou a revisão dos planos de prospecção na região da OGX, que vai perfurar 15 poços, em vez dos sete que havia previsto, e vai intensificar os estudos geológicos.

Incluindo os novos estudos, a OGX pretende investir entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões, diz a nota.

O bloco de exploração onde se encontrou a reserva de hidrocarbonetos é operado pela OGX, que é dona de 70% da concessão, em associação com a Petra Energia, que possui os 30% restantes.

A OGX, propriedade do bilionário Eike Batista, tem sete concessões nesta região, onde na semana passada se tinha limitado a anunciar um "altíssimo potencial" de gás, o que havia despertado as especulações do mercado.

Esta descoberta foi considerada de grande importância não só pelo grande volume das reservas, mas por abrir "uma nova fronteira exploratória", informou a empresa na semana passada.
Hospedagem: UOL Host