UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 05h35

Teerã construirá outra usina de enriquecimento de urânio

EFE
Redação internacional, 16 ago (EFE).- O diretor do Organismo da Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Akbar Salehi, anunciou que seu país iniciará a construção de outra usina de enriquecimento de urânio em março de 2011, segundo informou hoje em seu site a televisão estatal iraniana.

"Os estudos para a localização de outras dez instalações para o enriquecimento de urânio terminaram", acrescentou Salehi, reiterando a disposição de seu país de manter conversas com o da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para resolver o litígio, com sanções do Conselho de Segurança incluídas.

No entanto, especificou que seu Governo ainda não recebeu nenhuma proposta formal de reunião de outros países, apesar dos "anúncios nos meios de comunicação".

Grande parte da comunidade internacional acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas, algo que Teerã nega.

O conflito se aguçou no final do ano passado uma vez que o Irã colocou impedimentos a uma proposta de troca de urânio feita pelos Estados Unidos, Rússia e Reino Unido e meses depois começou a enriquecer urânio a 20% por seus próprios meios.
Hospedagem: UOL Host