UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 08h11

Confiança de investidor na Alemanha cai em agosto

EFE
Frankfurt (Alemanha), 17 ago (EFE).- A confiança de médio prazo do investidor na economia alemã caiu em agosto com força ao menor nível desde abril de 2009, apesar do forte crescimento do segundo trimestre do ano.

O centro de pesquisa econômica europeia (ZEW) informou hoje que o índice de confiança dos investidores na Alemanha recuou 7,2 pontos em agosto, para 14 pontos (em julho era de 21,2 pontos).

A economia alemã teve um dinâmico crescimento no segundo trimestre, como mostraram os números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados na sexta-feira passada e os resultados empresariais publicados nas últimas três semanas.

"O atual descenso da confiança econômica indica que é pouco provável a manutenção do crescimento observado no segundo trimestre", segundo o ZEW.

Com relação a esse assunto, o presidente do instituto ZEW, Wolfgang Franz, disse que "o crescimento mundial está em desaceleração e a euforia das taxas de crescimento em alguns setores preocupa os analistas dos mercados financeiros".

"A avaliação da situação econômica atual na Alemanha melhorou significativamente em agosto frente ao mês anterior", assinalou o ZEW.

O indicador respectivo subiu em agosto 29,7 pontos até 44,3 pontos.

O Produto Interno Bruto alemão (PIB) cresceu 2,2% no segundo trimestre de 2010 com relação ao primeiro. Um crescimento dessas dimensões "não se tinha dado nunca até agora" desde a unificação da Alemanha em 1990.
Hospedagem: UOL Host