UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 21h33

Entidades lançam projeto de capacitação no setor de turismo para Copa de 2014

EFE
Brasília, 17 ago (EFE).- Um programa de qualificação de pequenos hotéis e pousadas foi apresentado hoje com a meta de preparar 1.280 estabelecimentos de 32 cidades brasileiras para atender os turistas que chegarem ao país para a Copa do Mundo de 2014, informa a "Agência Brasil".

O projeto foi lançado pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O coordenador do Sebrae, Dival Schmidt Filho, explicou que um dos grandes desafios é melhorar a gestão e o serviço aos clientes para que os hotéis e pousadas do país estejam preparados a acolher os turistas na Copa do Mundo.

Embora o Mundial seja disputado em 12 cidades, as autoridades apostam que muitos dos turistas atraídos pelo futebol visitarão outros destinos dentro do país.

O Ministério do Turismo, preocupado em "como o turista será tratado", começou a promover aulas de inglês e espanhol para 80 mil pessoas que trabalham no setor e oferecer cursos de capacitação para outras 310 mil no setor hoteleiro e gastronômico.

Entre os programas anunciados, há alguns baseados na proteção de menores contra o abuso sexual, de incentivo ao ecoturismo, e outros destinados à produção de informações sobre os museus brasileiros em diferentes idiomas.

O Brasil recebe anualmente cerca de 5 milhões de turistas e está na 43ª colocação nas pesquisas dos países mais visitados elaboradas pela Organização Mundial de Turismo.

Segundo a previsão do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), esse número aumentará para 8 milhões em 2014 e superará os 11 milhões em 2020, com o que o país escalaria cerca de 20 postos no ranking mundial de destinos mais visitados.
Hospedagem: UOL Host