UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2010 - 05h54

Construção de linha férrea é concluída após 101 anos na China

EFE
Pequim, 19 ago (EFE).- Uma linha férrea que atravessa o montanhoso centro sul da China e que começou a ser construída em 1909, mas esteve paralisada durante nove décadas devido às dificuldades causadas pelo relevo, foi finalmente concluída, informou nesta quinta-feira a agência oficial chinesa "Xinhua".

A linha Yichang-Yiwan, que conta com 253 pontes e 159 túneis (estruturas que representam três quartos do percurso), liga Wuhan e Chongqing, duas das principais cidades às margens do rio Yang Tsé.

A estrutura começou a ser construída há 101 anos, quando o país ainda era governado pela dinastia de imperadores Qing, mas a falta de tecnologias adequadas para enfrentar as montanhas da região obrigou a paralisação da obra até 2003.

Os responsáveis pela obra qualificam esta como uma das ferrovias de mais difícil construção no mundo, não só pelo perfil montanhoso da região como também por outras barreiras naturais, tais como rios subterrâneos, cavernas e jazidas de carvão.

A linha, que deve ser aberta ao público antes do fim do ano, representará uma grande mudança nas comunicações do sudoeste chinês, uma região isolada do próspero leste do país, mas que ao mesmo tempo é uma das zonas de maior interesse turístico no país.
Hospedagem: UOL Host