UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 14h33

BM&FBovespa comemora 120 anos com exposição

São Paulo, 23 ago (EFE).- Para comemorar seus 120 anos, a BM&FBovespa abriu hoje uma exposição de 30 capas do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre alguns do momentos mais importantes da história brasileira desde a fundação da bolsa, em 23 de agosto de 1890.

O presidente da bolsa, Edemir Pinto, destacou que os anos de funcionamento do mercado paulistano foram marcados por "muito trabalho e paixão" e disse que o nascimento do pregão foi "uma iniciativa de idealismo".

Em ato realizado na sede da bolsa, Pinto assegurou que o mercado brasileiro atuou de "uma forma decisiva" na formação de capital na América Latina e acrescentou que após a fusão da Bolsa de Valores (Bovespa) e da de Mercadorias & Futuros (BM&F) em 2008, a bolsa paulistana se consolidou como "terceiro maior do mundo" por capitalização.

Segundo o presidente da BM&FBovespa, um dos objetivos dos responsáveis pela bolsa é incentivar o investimento do cidadão comum na renda variável, até alcançar o número de cinco milhões de investidores em 2015.

A exposição, que estará aberta ao público até mês de outubro, mostra capas de jornal de alguns dos momentos decisivos da história recente do Brasil e do mundo, desde a Proclamação da República, em 1889, até a crise financeira internacional de 2008, passando pelas guerras mundiais e a quebra da bolsa de Nova York em 1929.
Hospedagem: UOL Host