UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 15h16

Diretor-geral da AIEA visita Israel pela primeira vez

Jerusalém, 23 ago (EFE).- O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, iniciou hoje sua primeira visita a Israel desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2009, informa a edição digital do diário "Ha'aretz".

Segundo o jornal, a viagem tem como objetivo melhorar as relações entre a agência nuclear das Nações Unidas e Israel, que não confirma ou desmente oficialmente o tamanho de seu arsenal nuclear, estimado em até 300 ogivas.

O presidente anterior da AIEA, o egípcio Mohamed ElBaradei, só esteve duas vezes no país, uma delas em caráter privado, em seus 12 anos no cargo.

Amano se reunirá com o presidente israelense, Shimon Peres; os ministros de Assuntos Estratégicos, Moshe Yaalon, e de Serviços de Inteligência, Dan Meridor; e com o diretor da Agência Israelense para a Energia Atômica, Shaul Horev, que lhe fez o convite da visita.

Amano não se reunirá com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que está de férias, segundo o "Ha'aretz".

A visita de Amano tem como pano de fundo o progresso do plano nuclear iraniano, que Israel encara como uma ameaça a sua existência, e a preparação de uma reunião geral da AIEA na qual os países árabes querem discutir o programa nuclear israelense e sua rejeição a assinar o Tratado de Não-Proliferação (TNP).

Em maio, a conferência de revisão do TNP pediu em seu documento final - adotado por consenso pelos 189 signatários do tratado - para que Israel se juntasse ao tratado e convocou uma conferência para 2012 para criar uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio.

Netanyahu chamou o texto de "profundamente errôneo e hipócrita".
Hospedagem: UOL Host