UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/08/2010 - 01h17

Premiê e governador do BOJ discutem situação do iene

Tóquio, 23 ago (EFE).- O primeiro-ministro, Naoto Kan, e o governador do Banco do Japão (BOJ, banco central japonês), Masaaki Shirakawa, discutiram hoje por telefone a situação do mercado de divisas e do iene, que está em cotações máximas frente ao dólar, informou a agência local "Kyodo".

Segundo disse o porta-voz do Governo, Yoshito Sengoku, durante uma conversa de cerca de 15 minutos, Kan e Shirakawa trataram a situação nos mercados financeiros e de divisas, entre eles os movimentos da moeda japonesa, o iene, que alcançou seu valor máximo em 15 anos frente ao dólar no começo deste mês.

No entanto, não debateram a possibilidade de intervir no mercado para frear a valorização do iene, segundo disse em entrevista coletiva o porta-voz do Governo.

Kan e Shirakawa também analisaram a situação nas economias europeia e americana, e acertaram que o Governo e o BOJ mantenham uma comunicação próxima, o que poderia se traduzir em uma reunião entre ambos.

O porta-voz não quis esclarecer se Kan pediu ao governador do BOJ que tome medidas monetárias adicionais para enfrentar a força do iene, a deflação e o baixo nível de consumo e de investimentos.
Hospedagem: UOL Host