UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2010 - 16h35

Google lança serviço de ligações pelo Gmail para concorrer com Skype

Nova York, 25 ago (EFE).- O Google anunciou hoje que os usuários do Gmail poderão utilizar seu sistema de chat para realizar ligações para telefones fixos e celulares, num movimento com o qual pretende competir em um mercado dominado pelo Skype.

A gigante da internet informou em seu blog que, nos próximos dias, seus usuários nos Estados Unidos poderão começar a utilizar o novo serviço, que será gratuito para ligações dentro do país e para o Canadá "pelo menos até o final de 2010" e que oferecerá "tarifas muito baixas" para números de outros países.

"Trabalhamos para que as tarifas sejam realmente baratas para ligações para Reino Unido, França, Alemanha, China, Japão e muitos outros países", com preços de US$ 0,02 por minuto, disse Robin Schriebman, um dos engenheiros de software da companhia, no blog do Google.

A empresa, que calcula contar com quase 200 milhões de usuários em seu serviço de e-mail, evitou oferecer, no entanto, uma data para seus usuários fora dos EUA tenham o novo serviço à disposição, mas assegurou que "trabalha para que esteja disponível mais amplamente".

O Gmail oferece há muito tempo um serviço que permite a seus usuários conversar entre si com chamadas e videoconferências entre computadores, mas até agora não oferecia a possibilidade de se comunicar com telefones celulares ou fixos, terreno dominado atualmente pelo Skype, que conta com mais de 500 milhões de usuários.

"Dado que a maioria de nós não passa o dia todo na frente do computador, pensamos que seria ótimo poder ligar diretamente para telefones", explicou Schriebman, ao relatar que o Google testou o serviço internamente e foi "muito útil em muitas situações".

A companhia explicou que o serviço aparecerá no chat com um botão denominado "Call Phone" que, quando acionado, apresentará um teclado numérico para discar o número desejado. Os usuários se comunicarão por meio de fones de ouvido e microfones comuns.

Segundo o Google, seus usuários que atualmente contam com um número estabelecido já pelo serviço do Google Voice poderão utilizar o mesmo número para fazer chamadas pelo Gmail. Também será esse número o que aparecerá nas telas dos telefones contatados.
Hospedagem: UOL Host