UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2010 - 10h56

Região ártica russa aceita instalação de usina nuclear flutuante

Moscou, 25 ago (EFE).- Os habitantes de Pevek, localidade russa situada na região ártica de Chukotka, aprovaram hoje a instalação da primeira usina nuclear flutuante do mundo após descartar que esta ameace o entorno da região.

As autoridades do município de Chaunski, ao qual pertence Pevek, convocaram um debate popular, com a participação de funcionários, deputados e ativistas, no qual a proposta foi aceita, segundo informa a agência oficial "RIA Novosti".

As autoridades locais tinham organizado uma exposição na biblioteca municipal sobre o projeto para informar aos habitantes da região sobre o impacto ecológico da central.

Em Pevek será construída uma estação de transmissão de eletricidade e energia térmica, e outra hidrotécnica para ligar a planta com os povoados e as indústrias da região.

A central flutuante, que estará equipada com dois reatores, será construída nos estaleiros de Severodvinsk, às margens do mar Branco.

Rússia anunciou que utilizará usinas nucleares flutuantes para abastecer com energia elétrica e calefação às regiões setentrionais banhadas pelo Oceano Glacial Ártico, o que permitirá economizar carvão e petróleo.

O Governo mantém que essas centrais flutuantes não só satisfariam as necessidades energéticas da população e melhorariam a qualidade de vida, mas garantiriam a proteção do entorno ao não ser poluentes.

Rússia havia previsto colocar a primeira usina nuclear flutuante do mundo em 2010, de 144,2 metros de comprimento, 30 metros de largura e dois reatores nucleares, com uma potência de 70 megawatts.

As plantas flutuantes russas utilizarão urânio pouco enriquecido (5%) e gerarão o mesmo volume de eletricidade que uma usina nuclear terrestre.

Greenpeace advertiu que essas plantas poderiam se transformar em alvo prioritário para os terroristas internacionais.

Vários países demonstraram interesse em adquirir estas usinas nucleares atômicas russas, como China, Coreia do Sul, Japão, Índia, Brasil, Chile, Indonésia, Tailândia e Malásia.
Hospedagem: UOL Host