UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/09/2010 - 13h09

Obama anuncia programa de US$ 50 bi para estimular criação de empregos

Washington, 6 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta segunda-feira um programa de US$ 50 bilhões para melhorar a infraestrutura do país e impulsionar a geração de empregos. O plano de investimento terá duração de seis anos.

A Casa Branca adiantou que Obama fará o anúncio do planejamento em Milwaukee, no estado de Wisconsin, durante discurso sobre a economia e o emprego por ocasião do Dia de Trabalho.

De acordo com dados da Casa Branca, o investimento permitirá construir 241.401 quilômetros de estradas, 6.437 de ferrovia e cerca de 300 quilômetros de pistas de aterrissagem, além de um novo sistema NextGen que irá melhorar o controle de decolagens e poucos de aviões e contribuirá para reduzir o tempo de espera nos aeroportos.

Além disso, o programa prevê a criação de um "Banco de Infraestruturas", para administrar tanto os investimentos públicos na área quanto as grandes obras regionais e nacionais.

A proposta faz parte de uma série de iniciativas que o presidente americano apresentará na próxima quarta-feira em Cleveland para estimular a recuperação econômica e assegurar um crescimento sustentável a longo prazo.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo dos EUA, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu entre abril e junho a uma taxa anualizada de 1,6%, oito décimos menos do que se esperava.

Obama já pediu ao Congresso a aprovação em breve de um projeto de lei que facilite a liberação de crédito para as pequenas empresas e que estenda os cortes de impostos para a classe média, como uma maneira de impulsionar a recuperação.
Hospedagem: UOL Host