UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/09/2010 - 22h50

Perfuradora em mina no Chile atinge 100 metros de profundidade

Santiago do Chile, 6 set (EFE).- A máquina perfuradora Strata 950, que desde a semana passada fura um duto na mina chilena San José, já atingiu os 100 metros de profundidade, dos quase 700 que tem de conseguir para resgatar os 33 mineradores soterrados desde 5 de agosto no norte do Chile.

Os mineradores enviaram nesta segunda-feira uma mensagem para o lado de fora na qual afirmam escutar o barulho da perfuradora, que representa o denominado "Plano A", dos três planos que estão em andamento para acelerar o resgate, estimado para um prazo de três meses.

Enquanto isso, a perfuradora Schramm T-130, que começou a funcionar na noite do domingo para alargar uma das sondas de comunicação com os mineradores presos no subterrâneo, chegou aos 26 metros de um total de 630, confirmaram à Agência Efe fontes do Governo.

Esta máquina, considerada mais rápida e que constitui o "Plano B", ficou paralisada durante algumas horas devido a uma falha em um de seus cabos, tal como explicou o ministro de Minas do Chile, Laurence Golborne.
Hospedagem: UOL Host