UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/09/2010 - 17h20

Piñera diz que Chile irá recuperar capacidade de crescimento

Santiago do Chile, 6 set (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou hoje que o país "vai a conseguir a liderança, o dinamismo e a capacidade de crescimento que a economia tinha perdido", depois de ter sido divulgado hoje que a atividade econômica cresceu 7,1% em julho.

"Até pouco tempo atrás pareciam metas impossíveis, hoje em dia eu posso assegurar como presidente que vamos cumprir e isso é graças ao trabalho de vocês".

O ministro da Fazenda, Felipe Larraín, afirmou que o país entrou em "um atalho de recuperação e crescimento econômico que não é só uma notícia de um mês".

Além disso, o ministro informou que este número é o mais alto do período dos últimos 14 anos, já que desde julho de 1996 não era registrado "um crescimento importante".

O número se situa acima das projeções do mercado, que rondavam em torno de 6,5% e ratifica a recuperação que o país apresenta após a crise financeira internacional e o terremoto que em fevereiro devastou várias regiões do centro e sul do Chile.

O Santander Global Banking & Markets afirmou em uma análise que é muito difícil que o país cresça menos de 5% em 2010.

A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) apontou que "os números setoriais mostraram que o mês de julho apresentou altas elevadas em áreas que no fechamento do primeiro semestre se mantinham ainda estagnadas".
Hospedagem: UOL Host