UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2010 - 12h28

Ashton anunciará amanhã os primeiros 25 embaixadores da UE

Bruxelas, 14 set (EFE).- A alta representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da União Europeia, Catherine Ashton, anunciará nesta quarta-feira a nomeação de primeiros 25 "embaixadores" da UE, entre esses os destinados ao Brasil, Argentina, China e Japão.

Os embaixadores da UE foram escolhidos conforme as novas normas do serviço de atuação no exterior e sua nomeação será o passo final de um concurso público que ocorreu nos últimos meses, indicaram fontes comunitárias.

Trata-se da primeira fase de mudanças de "embaixadores" nas quais participaram simultaneamente candidatos da Comissão Europeia, do Conselho da UE, diplomatas e funcionários dos 27 Estados-membros.

Ashton advertiu no sábado que este primeiro grupo de nomeações não conseguirá "de uma vez" alcançar os objetivos de equilíbrio geográfico entre os 27 países comunitários e entre homens e mulheres, por isso pediu paciência.

O objetivo da UE é que o novo serviço de atuação no exterior comece a operar formalmente no fim do ano para começar a ser um autêntico serviço diplomático, integrado por funcionários das instituições comunitárias e por diplomatas nacionais.

Quando este serviço for constituído completamente, terá 6 mil diplomatas e analistas em Bruxelas e nos países extracomunitários, onde as atuais representações da Comissão Europeia se transformarão em embaixadas da União Europeia.
Hospedagem: UOL Host