UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/05/2012 - 03h09

Zona do euro suportaria saída da Grécia, diz ministro alemão

Em Berlim
  • O ministro advertiu as forças contrárias aos ajustes impostos aos gregos

    O ministro advertiu as forças contrárias aos ajustes impostos aos gregos

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, acredita que a zona do euro suportaria sem grandes problemas a saída da Grécia, uma vez que o sistema hoje é muito mais resistente do que há dois anos, quando explodiu a crise da dívida.

"Aprendemos muito nos últimos dois anos e desenvolvemos mecanismos de defesa. O risco de contágio a outros países da zona do euro se reduziu, e a zona do euro é muito mais resistente em sua totalidade", afirmou Schäuble em declarações publicadas nesta sexta-feira (11) pelo diário "Rheinische Post". Além disso, "é errônea a impressão de que não seríamos capazes de reagir a um imprevisto a curto prazo".

Quanto à complicada situação da Grécia após as eleições legislativas e à dificuldade para a formação de um governo de coalizão, o ministro alemão lançou uma advertência clara às forças contrárias aos ajustes impostos aos gregos.

Schäuble qualificou de "perigoso enganar os cidadãos assegurando que existe outra via mais singela para sanear a Grécia, evitando medidas mais duras. Isso não tem sentido".

Por fim, o ministro alemão lembrou que "as nações europeias e os credores privados se esforçaram de maneira extraordinária para favorecer a Grécia", por isso o país deve "compreender que em troca tem de cumprir seus compromissos".

Enquanto isso, uma pesquisa realizada na Alemanha revela que 73% dos cidadãos do país preferem que a Grécia abandone a zona do euro.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host