UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2012 - 13h26

BC anuncia liquidação de 2 bancos

Brasília, 14 set (EFE).- O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira a liquidação do banco Cruzeiro do Sul e seu subsidiário Prosper, duas entidades regionais que há anos atravessam sérias dificuldades financeiras.

O Cruzeiro do Sul estava sob intervenção desde junho passado e segundo o BC possui uma participação de 0,25% nos ativos do sistema bancário e de 0,35% nos depósitos, que serão cobertos pelo Fundo de Garantia de Créditos.

O Prosper, subsidiário do Cruzeiro do Sul, tem por sua vez uma participação de 0,01% no volume de ativos e a mesma percentagem dos depósitos, segundo o emissor.

Sobre ambas as entidades, o BC assinalou em comunicado oficial que a decisão de liquidação foi adotada perante "os sucessivos prejuízos a estavam expostos seus credores", que já representavam "um risco anormal", devido a suas "deficiências patrimoniais" e o não cumprimento de "normas do sistema financeiro".

A nota acrescenta que, "nos termos da lei", se decidiu congelar os bens "dos controladores e ex-administradores" de ambos os bancos, até que sejam realizadas as respectivas auditorias.

Além disso, a negociação de ações de ambas as entidades, que cotavam na Bovespa, foram suspensas.

De acordo com os cálculos de analistas financeiros, o Cruzeiro do Sul acumulava um déficit equivalente a cerca de US$ 1,3 bilhão, que tentou cobrir com uma oferta de bônus que concluiu nesta quinta-feira sem interessados, o que levou a sua liquidação.

Hospedagem: UOL Host