UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2007 - 03h52

Alstom pretende construir trem rápido entre o Rio e SP

Paris - Um dia depois de quebrar o recorde mundial de velocidade sobre trilhos, a companhia francesa de transportes Alstom anunciou a intenção de construir um trem de grande velocidade entre o Rio e São Paulo.

O trajeto tem dimensão dentro do ideal para exploração pelo modal ferroviário e seria feito em parceria público-privada (PPP), segundo os moldes já estudados pelo Ministério dos Transportes. A pré-proposta foi apresentada ontem (4), em Paris, ao governador do Rio, Sérgio Cabral.

A negociação teve início com o convite da empresa para que uma comitiva brasileira testemunhasse o desempenho do trem V150 no trajeto Paris-Estrasburgo, que, na terça-feira, rompeu o recorde mundial de velocidade sobre trilhos ao alcançar 574,7 quilômetros por hora.

Na tarde de ontem, em Paris, Cabral e o secretário estadual dos Transportes, Júlio Lopes, foram recebidos na sede da empresa para conhecer dois planos de investimento no Brasil.

A pré-proposta da Alstom —que ainda não envolve valores, já que um estudo de viabilidade técnica precisa ser realizado— é a quarta do mercado de empresas que exploram os trens de grande velocidade na Europa.

Antes, uma companhia italiana e duas alemãs haviam demonstrado interesse no projeto, cuja elaboração teve apoio inicial do governo federal, mas segue estacionado. As informações são de "O Estado de S.Paulo".
Mais
Trem francês atinge quase 575 km/h e quebra recorde de velocidadeVídeo
Leia outras notícias em UOL Economia
Hospedagem: UOL Host