UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2007 - 18h44

Mantega: Brasil está sólido e mercados não preocupam

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a turbulência pela qual passa o mercado financeiro não preocupa, pois o Brasil está em posição mais sólida e tem armas para se defender. Uma delas é o câmbio flutuante, que se ajusta aos fluxos financeiros e trabalha como uma espécie de freio em movimentos de saída de recursos. "Podemos afirmar hoje que o câmbio é flutuante", disse Mantega.

Para ele, os movimentos negativos do mercado internacional hoje têm como epicentro o mercado imobiliário de segunda linha dos Estados Unidos. Segundo Mantega, a turbulência contaminou os mercados de diversos países porque há uma grande alavancagem (endividamento) dos investidores que têm realizado operações de carry trade (operações em que o investidor capta recursos em mercados de juros baixos e aplica em mercados com rentabilidade mais elevada).

Mantega mencionou que problemas em um grande fundo australiano fizeram com que investidores começassem a desfazer posições e buscar refúgio em títulos norte-americanos que tem baixo risco. "Não sabemos qual a dimensão dessa crise. Aliás, não sei se posso falar em crise. Prefiro falar em turbulência", disse o ministro.

Um dos fatores que Mantega citou como defesa do País é o superávit em conta corrente do balanço de pagamentos. "Os países que têm saldo negativo na conta corrente é que têm problemas, porque precisam captar recursos externos para fechar suas contas e o movimento agora é de falta de capitais", afirmou o ministro. Ele disse que a conta de capitais do balanço de pagamentos brasileiro também tem desempenho positivo, ajudando o País a enfrentar sem maiores problemas essa situação.

Fabio Graner e Renata Veríssimo
Hospedagem: UOL Host