UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/11/2007 - 07h43

Petróleo sobe 4% com explosão de oleoduto nos EUA

Londres - Os contratos futuros do petróleo operam em alta de mais de 4% na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) devido a uma explosão em um dos principais oleodutos dos EUA.

Dois trabalhadores morreram na explosão e incêndio do oleoduto da Enbridge Energy Partners, localizada aproximadamente a 4,8 quilômetros ao sudeste do terminal da cidade de Clearbrook, Minnesota. Os oleodutos carregam petróleo do Canadá para o meio-oeste dos EUA.

"Pegou o mercado de surpresa, após as pesadas vendas de ontem", disse um operador em Londres. "Há muito de reação sob influência do susto com a notícia, mas ainda é preciso avaliar quanto tempo o oleoduto permanecerá fechado", acrescentou.

Às 7h41 (de Brasília), o contrato de janeiro do petróleo WTI negociado na Nymex eletrônica subia 3,71% para US$ 93,98 o barril; na ICE, em Londres, o contrato de janeiro avançava 2,30% para US$ 91,88 o barril.

Oleoduto
A companhia Enbridge disse que quatro dos oleodutos que ligam o Canadá aos EUA, com capacidade para transporte de 1,5 milhão de barris ao dia, foram fechados por conta de uma explosão ocorrida ontem. O incidente aconteceu a cerca de 4,8 quilômetros do terminal Minnesota Linha 3 da Enbridge em Clearbrook, que estava fechado para manutenção de rotina antes da explosão, disse o porta-voz da empresa, Larry Springer.

Segundo ele, os oleodutos vizinhos - Linhas 1, 2 e 4 - também foram fechados, por precaução e até que o fogo resultante da explosão seja extinto, a companhia não poderá prever quando o oleoduto voltará a funcionar. As informações são da Dow Jones.

Cynthia Decloedt
Hospedagem: UOL Host