UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/12/2007 - 11h57

Juros futuros oscilam, de olho em NY e CPMF

São Paulo - O mercado de juros futuros tem um comportamento instável na manhã de hoje, depois de uma abertura em alta. Operadores esperavam que as taxas prosseguissem em alta durante todo o dia, diante do resultado forte do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, divulgado hoje pelo IBGE, e da alta do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) da FGV e do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, também acima das previsões.

Mas, segundo operadores, com a melhora de humor externo, surgiram investidores dispostos a aplicar nos contratos de depósitos interfinanceiros (DIs), que oferecem prêmios elevados, o que provocou alívio nas taxas projetadas, com respectiva inversão do sinal para o negativo. A expectativa dos profissionais, no entanto, é que os juros futuros continuem voláteis, e que a cautela ainda esteja por trás das decisões de negócios.

Profissionais também observam que o noticiário sobre a votação da CPMF, marcada para as 16 horas, tem um tom mais otimista. Embora a oposição ainda mostre-se resistente a apoiar o governo nessa questão, o fato de o PSDB não ter fechado questão a respeito do tema - o que abre espaço para que alguns parlamentares tucanos votem a favor da CPMF - aumenta a chance de o governo alcançar um placar favorável. De todo modo, o dia está apenas começando em Brasília e o noticiário ainda pode inspirar muita oscilação.

Às 11h29, o DI com vencimento em janeiro de 2010 projetava taxa de 12,36%, de 12,38% ontem; e DI janeiro de 2009 tinha taxa de 11,74%, estável.

Lucinda Pinto
Hospedagem: UOL Host