UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/04/2008 - 12h49

Ações de aéreas estão entre maiores quedas no Ibovespa hoje

São Paulo - As ações preferenciais (PN) das companhias aéreas TAM e Gol figuram entre as maiores baixas do índice Bovespa hoje. Às 12h50, o papel PN da TAM cedia 2,98% e o da Gol recuava 2,86%, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 0,92%, no mesmo horário.

De acordo com analistas, o movimento de baixa dos papéis da TAM aparenta ser de realização de lucros, já que eles avançaram 2,51% ontem.

Já as ações PN da Gol reagem à suspensão e ao encerramento de vôos da subsidiária Varig para a Europa e Cidade do México, segundo comunicado da empresa divulgado hoje. "Isso mostra que a situação da Varig não é boa", comentou a analista.

Segundo a Gol, controladora da Varig, a decisão de reorganizar a malha aérea da Varig é estratégica e foi tomada com base em uma análise cuidadosa de fatores externos e atributos competitivos do serviço oferecido pela companhia aérea que estão afetando negativamente a consolidação da empresa nos mercados em questão. "A idéia é aumentar a presença da Varig nos mercados doméstico e na América do Sul, concentrando esforços nos segmentos onde possui vantagens competitivas."

Tráfego

Hoje, o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês) informou que tráfego aéreo mundial registrou crescimento de 5% no acumulado dos primeiros dois meses do ano, em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Segundo a entidade, a alta foi puxada pela demanda internacional, que registrou avanço de 8% no período, na comparação com os dois primeiros meses de 2007. A demanda por vôos domésticos, por sua vez, cresceu 2%, na mesma base de comparação.

Cesar Bianconi
Hospedagem: UOL Host