UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/10/2008 - 11h13

Bolsas de NY mantêm perdas e abrem em baixa

Nova York - As Bolsas de Nova York abriram em baixa hoje, em meio à forte crise dos mercados de crédito no mundo, com destaque para o setor bancário. A perda de mais de 7% do índice Dow Jones ontem - a terceira maior queda porcentual da história - deixou o mercado próximo da definição comum de "crash", quando ocorre um declínio de 20% em um único dia ou em alguns dias.

Às 10h42 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 3,88%, o Nasdaq-100 recuava 2,84% e o S&P 500 tinha queda de 4,06%.

Nem do ponto de vista técnico nem de fundamentos há sinais de que uma recuperação seja iminente. O analista Richard Dickson, da Lowry Research, disse que, para que seja encontrado um piso, é preciso haver evidências de que as vendas foram esgotadas, com o aparecimento de uma demanda sustentada, o que ainda não ocorreu. "O riso de mais perdas nos próximos dias provavelmente permanece alto", disse Dickson.

Contribuiu para derrubar ainda mais o sentimento no mercado hoje a queda de 3% dos preços das importações pelos EUA em setembro na comparação com agosto, o declínio mais acentuado desde abril de 2003.

Ações
As ações do setor financeiro estão mais uma vez em foco. No pré-mercado em Wall Street, Morgan Stanley perdia 13%, depois de já ter despencado 26% ontem. A ação acumula queda de 77% este ano.

Os analistas estão preocupados com o fato de que a ação agora está pouco acima de US$ 10, menos da metade do preço de US$ 25 por ação oferecido pelo Mitsubishi UFJ Financial.

Goldman recuava 6,5% e Merrill, 2,4%. Citigroup perdia 1,8%, após anunciar que desistiu de comprar o Wachovia, que saltava 28%. Assim, o Citi abre espaço para que o Wells Fargo compre o banco.

General Electric perdia 2,6%. O conglomerado industrial anunciou lucro trimestral em linha com suas expectativas e as dos analistas, mas ao mesmo tempo destacou o quanto tem sido prejudicado pelos problemas em seu importante braço financeiro. As informações são da Dow Jones.
Hospedagem: UOL Host