! Brasileiros fora do País também declaram o IR 2005 - 28/02/2005 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/02/2005 - 11h15

Brasileiros fora do País também declaram o IR 2005

[selo]
Do InfoMoney
SÃO PAULO - Se o período de entrega de Declaração de Imposto de Renda já é um dos mais estressantes para os contribuintes que estão no País, imagine para quem está fora. Muitos contribuintes acreditam que o fato de estarem ausentes durante o período de entrega das declarações é suficiente para não cumprirem com a obrigação, o que não é bem verdade.

Isto porque se o contribuinte ainda mantiver status de residente no País deverá seguir as regras estabelecidas pela Receita Federal para a entrega da sua declaração, ainda que esteja do outro lado do mundo.

Como entregar sua declaração
A diferença basicamente está no local da entrega ou acesso por telefone, já que os prazos de entrega são os mesmos: de 1º de março a 29 de abril de 2005.

Se você não vai estar no País pelos próximos meses é melhor se preparar para entregar a declaração de IR através da internet, disquete, formulário impresso ou telefone.

Internet
Declarar o IR através da internet é muito simples, basta que o contribuinte faça o download de dois programas no site da Receita Federal: IRPF 2005 e Receitanet, ambos disponíveis a partir de 1º de março no site do órgão. Após preencher todas as informações na declaração completa, como rendimentos e deduções, basta então enviar o arquivo através do programa Receitanet.

Para a declaração simplificada não é obrigatório baixar nenhum programa ou copiar arquivos, isto porque para este modelo a Receita disponibiliza o formulário on-line, isto é, você preenche tudo em uma tela e imprime o comprovante caso tudo tenha sido efetuado com sucesso.

No entanto, vale lembrar que as declarações simplificadas on-line só são vantajosas para quem recebeu até R$ 20 mil durante o ano passado e não tem muitas deduções a fazer. Neste caso há um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitados a R$ 9,4 mil. Outra restrição: para declarar pela internet na forma on-line o contribuinte deve ter apenas uma única fonte pagadora.

Disquete
Outra opção é seguir o mesmo passo que o exemplo anterior, só que no lugar de mandar o arquivo através do Receitanet, o contribuinte copia tudo em um disquete e entrega-o em um posto do Ministério das Relações Exteriores ou consulados. É importante lembrar que é essencial obter o comprovante da entrega do disquete para eventuais fiscalizações.

Telefone e formulário impresso
O contribuinte que quiser fazer a declaração por telefone deverá ligar para 55 78300 78300. Contudo, esta opção só está disponível para as declarações simplificadas e a tarifa cobrada é feita conforme uma ligação internacional comum, o que pode sair relativamente caro.

Os formulários em papel são os menos indicados, pois além de serem restritito a um certo grupo de contribuintes, também são distribuídos tempos depois da abertura do prazo de entrega da declaração. O documento pode ser adquirido no Ministério das Relações Exteriores. Mas, convenhamos, a tecnologia existe justamente para facilitar a sua vida!

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host