! Universidade declara IR de graça para contribuintes paulistanos - 22/03/2005 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/03/2005 - 14h36

Universidade declara IR de graça para contribuintes paulistanos

[selo]
Do InfoMoney

SÃO PAULO - Todo ano o mesmo ritual: preencher a declaração do Imposto de Renda. O que para alguns pode ser só mais um formulário, para algo em torno de 20 milhões de contribuintes o momento é de muitas dúvidas. Este é o total que a Receita Federal espera receber em declarações de renda em 2005.

Para as pessoas que não podem contratar seu próprio contador, e não sabem como preparar o documento, o Centro Universitário Nove de Julho (Uninove) está oferecendo um serviço gratuito de auxílio aos contribuintes até o último dia para a prestação de contas ao Leão, 29 de abril.

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis pretendem ajudar as comunidades de baixa renda das imediações de seus três campi - Vila Maria, Memorial da América Latina e Vergueiro - a preencher suas declarações de Imposto de Renda. Somente poderão ser atendidas pelo serviço pessoas com rendimento anual máximo de R$ 30 mil, com bens de até R$ 200 mil e que não sejam sócios de empresas.

O atendimento leva alguns minutos e pode evitar erros que coloquem o contribuinte na malha fina da Receita devido a irregularidades nos dados declarados.

O que é preciso?
A consulta deve ser agendada com antecedência na unidade onde será realizada. É necessário que a pessoa leve os seguintes documentos:
  • cópia da declaração no ano anterior, se houver;
  • Informe Anual de Rendimentos;
  • comprovante de pagamento de despesas dedutíveis (médicos, dentistas, planos de saúde, educação, financiamento de imóvel, contribuições a entidades filantrópicas etc);
  • extratos bancários informando saldo em conta corrente e aplicações financeiras;
  • dados completos referentes a transações de compra e venda de imóvel, veículos e outros bens;
  • contribuições à Previdência Social;
  • outros documentos sobre bens e pagamentos a serem mencionados.
O contribuinte não deve esquecer ainda de levar um disquete formatado para guardar o recibo de entrega da declaração. Os endereços de atendimentos estão no site www.uninove.br.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host