! IR: e-mail falso em nome da Receita Federal pode roubar dados do contribuinte - 12/04/2005 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/04/2005 - 13h45

IR: e-mail falso em nome da Receita Federal pode roubar dados do contribuinte

[selo]
Do InfoMoney

SÃO PAULO - O medo de ter a declaração de Imposto de Renda retida na malha fina torna os contribuintes mais vulneráveis às tentativas de fraudes em nome da Receita Federal, principalmente em relação a falsas mensagens que circulam por e-mail.

Quadrilhas especializadas em crimes pela internet estão aproveitando o período de entrega da declaração de renda das pessoas físicas para tentarem obter informações fiscais, bancárias e cadastrais dos contribuintes.

Layout oficial engana fácil
A última correspondência eletrônica que vem circulando na internet tem o objetivo de roubar dados dos contribuintes. Este e-mail recente é mais elaborado que os anteriormente detectados e conta com logotipos do Ministério da Fazenda, da Receita Federal e do Governo Federal para tentar enganar mais facilmente o destinatário.

O texto diz que foram detectados erros de preenchimento da Declaração de Ajuste Anual e que é necessária uma retificação. Dois links mentirosos estão inclusos no corpo do texto; um deles prometendo visualizar o preenchimento da declaração e o outro para confirmar a retificação eventualmente já realizada.

A mensagem é enviada indiscriminadamente, e pode chegar inclusive àqueles que ainda não fizeram a declaração de 2005. Mais uma prova de que se trata de uma mensagem falsa!

Alerta para ladrões virtuais
A Receita Federal e a supervisão do Imposto de Renda garantem que as instituições não enviam mensagens por e-mail para os contribuintes. A comunicação é feita por meio de correspondências convencionais que chegam ao endereço das pessoas. Os órgãos estão também alertando a população para não abrir ou responder as mensagens recebidas na caixa postal.

Um dos fatores que desencadeou este tipo de fraude foi o uso cada vez mais freqüente da internet para a declaração do imposto. O formulário inclusive conta com um campo requisitando o e-mail do contribuinte. A Receita afirma que este tipo de procedimento deverá ser abandonado por outro sistema no futuro, justamente para não confundir os contribuintes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host