! IR 2006: contribuintes podem solicitar comprovante de rendimento pela Internet - 20/03/2006 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/03/2006 - 08h52

IR 2006: contribuintes podem solicitar comprovante de rendimento pela Internet

[selo]
Do InfoMoney

SÃO PAULO - O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda das pessoas físicas começou em 1º de março. Porém, muitos contribuintes ainda correm contra o tempo por não estarem com toda a documentação em dia, ainda que tenham cerca de dois meses para entregar os documentos, até 28 de abril.

Neste caso, é importante lembrar que o quanto antes o contribuinte entregar a sua declaração, maior será a sua chance de ficar entre os primeiros a receber a restituição do imposto.

Aposentados e correntistas
Além dos funcionários empregados, os contribuintes aposentados e os que possuem conta bancária também devem receber um extrato para auxílio no preenchimento das declarações do IR 2006.

Os aposentados podem ter acesso ao extrato através da internet, bastando para isto ter o número do benefício e data de nascimento em mãos. As consultas aos extratos estão disponíveis no site da Previdência Social.

Já no caso dos bancos, os informes devem conter não só informação sobre os saldos das contas correntes, como também os de contas de investimento. Além de enviar uma correspondência para o contribuinte, a maior parte dos bancos também disponibiliza os extratos em seus sites na internet; basta consultar o seu banco e checar se há esta possibilidade.

Informe de rendimento dos empregados
Outro problema para quem ainda não está com a papelada em dia diz respeito ao informe de rendimento dos funcionários que tiveram imposto de renda retido na fonte durante o ano passado. O prazo para as fontes pagadoras fornecerem estes documentos se encerrou no dia 24 de fevereiro, mas nem todas cumpriram com a obrigação.

Como o documento é importante para o preenchimento correto da declaração, o contribuinte deve solicitar o informe de rendimentos o quanto antes diretamente com a fonte pagadora, mesmo que não trabalhe mais para o empregador.

É possível que a empresa envie o informe de rendimentos dos funcionários via e-mail, o que as desobriga de ter que entregar o documento na versão impressa. Caso o funcionário queira receber o documento impresso, a empresa deverá acatar o seu pedido. O atraso na entrega do documento incorre em multa para a empresa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host