! IR 2006: 40% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração - 25/04/2006 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/04/2006 - 08h29

IR 2006: 40% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração

[selo]
Do InfoMoney

SÃO PAULO - Como sempre, os contribuintes deixam para declarar o imposto de renda na última hora. Segundo dados da Receita Federal, cerca de 8,8 milhões de pessoas ainda não entregaram a declaração do IRPF 2006 (ano-base 2005).

O número de pessoas que ainda não fez a declaração representa 40% do total de 22 milhões de declarações esperadas. Vale lembrar que o prazo final, dia 28 de abril (próxima sexta-feira), está se aproximando e que os "atrasadinhos" têm somente mais três dias para declarar o IR.

A declaração pode ser feita no site da Receita Federal, em disquete (entregue no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) ou em formulário de papel (nas agências dos Correios).

13,2 milhões já declararam
Até as 18h da última segunda-feira (24), o sistema da Receita registrava a entrega de 13,2 milhões de declarações.

"O ritmo de entrega irá aumentar muito de agora em diante", espera o supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. Somente entre as 5 horas e 17 horas da última segunda-feira, cerca de 650 mil declarações foram entregues.

O sistema utilizado pelos contribuintes na internet (Receitanet) fica fora do ar entre 1 hora e 5 horas da manhã, informa a Receita. Mesmo assim, o brasileiro pode preencher a declaração baixando o programa.

No ano passado, a Receita recebeu quase 9 milhões de declarações somente na última semana do prazo de entrega. A fim de evitar congestionamentos no site, os contribuintes devem tentar declarar o IR o quanto antes e, de preferência, fora dos horários de pico (hora do almoço, por exemplo).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host