! Site da Receita sai do ar de madrugada; tenha um plano B para declarar - 27/04/2006 - UOL Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/04/2006 - 13h01

Site da Receita sai do ar de madrugada; tenha um plano B para declarar

[selo]
Da Redação

Com InfoMoney
São Paulo - O congestionamento na Internet esperado para as últimas horas do prazo de entrega do Imposto de Renda 2006 exige um plano alternativo do contribuinte. O prazo termina nesta sexta-feira. Se a lentidão na Web for muito grande, é bom se preparar para entregar de outro jeito.

Quem ainda não enviou sua declaração vai enfrentar um complicador a mais: todos as madrugadas, entre 1h e 5h, a Receita Federal tira seu site do ar para manutenção. Quem pretendia usar esse período para uma transmissão mais tranqüila não vai conseguir passar a declaração.

"O ritmo de entrega irá aumentar muito", prevê o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

O que fazer então, se o prazo estiver se esgotando? Quem planeja esperar que a maioria dos contribuintes envie a sua declaração para, só no final da noite, tentar a sua vez pode acabar se arrependendo. É que a autorização para envio das declarações pela Internet será encerrada às 20 horas.

O supervisor da Receita dá a dica: "O site costuma ficar mais congestionado das 9h às 18h, mas o horário de maior lentidão é entre 11h e 16h".

Plano B

A opção é esquecer a Internet e tentar a declaração por meio de disquete ou formulário. Mas é preciso se planejar, porque o horário de entrega destas duas modalidades de envio é outro, e antecede o prazo da Internet.
Se a primeira opção for a escolhida, o contribuinte precisa baixar o programa também no portal da Receita, preencher os campos solicitados e gravá-lo no disquete. Feito isso, basta entregá-lo em alguma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal entre 10 e 16 horas.

Se o contribuinte preferir declarar pelo formulário, basta imprimir o modelo também no site da SRF e levá-lo a uma agência dos Correios (das 9h às 17). Quem obteve rendimento superior a R$ 100 mil não pode optar por essa forma de envio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host