! Passaram as festas e ficaram as dívidas? Veja o que fazer! - 02/01/2008 - InfoMoney
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/01/2008 - 15h14

Passaram as festas e ficaram as dívidas? Veja o que fazer!

SÃO PAULO - Viagens de férias, presentes para toda a família, passeio com as crianças e a ceia de Natal e Ano Novo. Depois de passada toda essa fase, sobram apenas as dívidas.

Quando você menos percebeu, aquelas parcelas pequenas, apontadas nas lojas como facilidades de pagamento, se uniram aos juros exorbitantes e formaram uma grande despesa, que saiu do controle. O que fazer diante desta situação?

Economize já!

O primeiro passo é começar a conter os gastos desnecessários já em janeiro, para que as dívidas não aumentem. Pense que, além de pagar o presente novo para seu filho, ainda existem aquelas contas que são características do começo do ano, como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Faça, no começo do ano, aquilo que até hoje não se acostumou a fazer: liste suas despesas essenciais. Parece uma regra boba, que já foi repetida para você inúmeras vezes, mas você já pensou em parar e ver se realmente funciona?

Negocie com o banco!

Para aqueles que já gastaram mais do que podiam e a situação apertou mesmo, o melhor é partir para a negociação com o banco. Aliás, não dá para sacrificar as despesas básicas para pagar dívidas.

Com relação ao cartão de crédito, não se iluda com o pagamento mínimo da fatura. Os juros são muito altos e o que seria um paliativo transforma-se em uma bola de neve. A orientação é cancelar imediatamente o cartão de crédito e renegociar. Assim, é possível bloquear os juros e consegue uma outra forma de quitar sua dívida.

Aprendizado para próximo ano

Para quem já prevê o aperto que passará no início de 2008, por causa dos gastos durante as festas de final de ano, vale o aprendizado para 2009: prefira economizar antes de gastar.

Além deste aprendizado, não se iluda apenas pelas vitrines enfeitadas, mas por um produto em boas condições, para que não se danifique antes do prazo e cause mais prejuízos. Toda compra deve ser planejada, para não fugir do orçamento mensal de cada um.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host