! Confira a agenda do investidor para a segunda semana de janeiro - 04/01/2008 - InfoMoney
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/01/2008 - 20h00

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de janeiro

SÃO PAULO - Dentro da agenda da segunda semana de janeiro, os investidores estarão atentos nos EUA ao crédito do consumidor, aguardado para terça-feira (8) e aos dados referentes a vendas e estoques do setor atacadista, na quinta-feira (10).

No cenário nacional, a ênfase fica para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de dezembro, que sairá na sexta-feira (11). O indicador orientará novas percepções sobre a fragilidade do controle inflacionário neste começo de ano.

Veja as referências da semana

Na segunda-feira (7/1), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o BC publica o relatório Focus.

Ainda neste dia, será apresentada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a Pesquisa Industrial Nacional de novembro.

Nos EUA, não serão anunciados índices relevantes.

Na terça-feira (8/1), o IBGE divulga o levantamento sistemático da produção agrícola de dezembro e o terceiro prognóstico da safra de 2008.

No mesmo dia, a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgará o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de janeiro e o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de dezembro.

Nos EUA, o destaque fica para o Consumer Credit de novembro, que mensura o total de crédito ao consumidor. Tal indicador é considerado um importante termômetro do desempenho econômico.

Ainda no país será publicado o Pending Home Sales de novembro - que mede a venda de casas com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva - e o índice semanal Chain Store Sales.

Na quarta-feira (9/01), o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apresenta a Pesquisa Nacional da Cesta Básica referente ao mês de dezembro.

Nos Estados Unidos, sairão os dados semanais dos estoques de petróleo e do MBA Purchase Applications, sobre o mercado de hipotecas.

Na quinta-feira (10/01), será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor-Fipe da primeira quadrissemana de janeiro e a Pesquisa Industrial Regional de novembro, a cargo do IBGE.

Ainda no País, será publicado o Índice de Custo de Vida de dezembro pelo Dieese e o Índice de Preços ao Consumidor-3i referente ao quarto trimestre, pela FGV.

Nos Estados Unidos, a divulgação do relatório referente às vendas e aos estoques do setor atacadista norte-americano de novembro, preparado pelo Departamento de Comércio do país, é destaque.

Além disso, serão anunciados os dados semanais referentes ao número de pedidos de auxílio-desemprego no país, o Initial Claims.

Na Europa, o dia será marcado por reuniões do Banco Central Europeu e do Banco Central da Inglaterra. Na data, ambos vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros de política monetária.

Na sexta-feira (11/01), o principal evento no Brasil será a publicação pelo IBGE do IPCA e do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de dezembro.

Além destes, a FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) referente ao primeiro decêndio de janeiro e o IBGE anuncia o Índice da Construção Civil de dezembro.

Nos Estados Unidos, o Treasury Budget, indicador que mensura o orçamento governamental, será divulgado com base no mês de dezembro e a balança comercial (Trade Balance) referente a novembro também será publicada.

Ainda no país serão apresentados os indicadores Export Prices e Import Prices, ambos do mês de dezembro. Os índices excluem de suas bases de preço a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

Como começa a semana subseqüente?

Na segunda-feira (14/01), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o BC publica o relatório Focus. Ainda neste dia, será apresentada pelo IBGE a Pesquisa Industrial de Emprego e Salário de novembro.

Nos EUA, não serão anunciados índices relevantes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host