UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2009 - 10h25

Custo de manutenção pode ser motivo para abandono de 285 veículos nas ruas de SP

SÃO PAULO - Manter um carro custa caro. Além do combustível, o proprietário tem que arcar com a manutenção do veículo e pagar seguros e impostos. De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, um dos possíveis motivos para o aumento do número de carros abandonados nas ruas da capital paulista é a questão financeira.

De acordo com balanço da Secretaria, entre janeiro até a primeira quinzena de junho, 295 veículos foram recolhidos pela Prefeitura. Para se ter uma ideia, durante todo o ano passado, 593 veículos foram removidos das ruas. Em 2007, esse número foi de 513 e em 2006, de 186. Desde 2005, 1.682 carros foram recolhidos por estarem abandonados pelas ruas da capital paulista.

Segundo o órgão, é difícil detectar os motivos para o abandono desses veículos, já que muitas vezes os proprietários não são localizados. No entanto, a Secretaria acredita que os altos custos para manter o veículo podem ser um dos motivos para o abandono.

Manutenção do carro

Apesar de ainda altos, os custos para manter o veículo estão caindo. Segundo o IMC (Índice de Manutenção de Carros), da Agência AutoInforme, em junho, manter um veículo ficou 0,51% mais barato frente ao mês anterior. Esta queda é a quarta do ano.

Reaver o carro pode sair caro

A Prefeitura recolhe veículos quando estão nas ruas há mais de cinco dias. Nestes casos, primeiro verifica-se se o carro não é roubado. Se não for, ele é encaminhado para um dos pátios da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Se o órgão consegue identificar o proprietário, ele é notificado e pode reaver o veículo.

No entanto, se um dos motivos para abandonar o carro é falta de dinheiro para mantê-lo, reaver o veículo pode custar ainda mais caro. Para isso, é preciso desembolsar R$ 500, valor equivalente à multa por obstrução da via pública - infração prevista pela Lei de Limpeza Urbana.

Além disso, o proprietário terá de pagar R$ 3,20 por dia em que o veículo ficou no pátio da CET. Para que consiga retirar o carro, no entanto, o proprietário não deve ter multas e, se as tiver, deve quitá-las.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host