UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/08/2009 - 18h01

Mulheres são responsáveis por três quartos dos gastos mundiais, revela pesquisa

SÃO PAULO - Um estudo divulgado pelo Goldman Sachs revelou que as mulheres são responsáveis por três quartos de todos os gastos realizados no mercado consumidor mundial. Nos Brics e países do N11*, o crescimento da renda delas tem aumentado os gastos, principalmente em determinados setores.

Um deles é o de alimentação, em especial a de proteína. A renda mais alta tem estimulado a demanda por carnes e aves. Na última década, o consumo per capita de aves no Brasil cresceu dois terços, enquanto o consumo de carne de porco na China cresceu próximo a um quarto.

Outro mercado beneficiado com o aumento da renda das mulheres é o de cuidados com a saúde. Os seguros de saúde viverão um momento de aumento significativo entre as emergentes classes médias em países com sistema público fraco.

Outros destaques

O estudo ainda citou o segmento de educação, em especial com as crianças e com as mulheres mesmo. Os gastos que devem crescer são os com aulas preparatórias para ingresso em colégios, aulas privadas de inglês e treino vocacional e para os negócios.

À medida que as mulheres entram no mercado de trabalho, elas vão arcar com serviço de cuidados para os filhos (babá). Primeiro, a demanda crescerá mais em países desenvolvidos e, depois, nos países em processo de urbanização rápido.

Outro gasto que tende a crescer é o de bens duráveis, como as máquinas de lavar louça e de lavar roupa, que diminuem o tempo dos serviços domésticos da mulher que está no mercado de trabalho.

*Brasil, Rússia, Índia e China, mais Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Coreia do Sul, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia e Vietnã

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host