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25/08/2009 - 16h14

Maior parte dos bancos já cadastra clientes para Débito Direto Autorizado

SÃO PAULO - A maior parte dos grandes bancos atuantes no País já está cadastrando seus clientes que desejam se tornar sacado eletrônico e receber, a partir de outubro, a apresentação eletrônica de boleto de cobrança.

Este é o caso, por exemplo, do HSBC, que desde o dia 1º de agosto já faz o cadastro eletrônico dos clientes pessoa física e jurídica que quiserem aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado).

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a adesão, que é gratuita, poderá ser realizada pelos canais diretos Meu HSBC Internet, Connect Bank e em terminais de autoatendimento, sendo que, para dar suporte aos clientes em relação ao novo serviço, o banco está realizando eventos de esclarecimento e consultoria, com palestras sobre o sistema, em todo o Brasil.

Outros bancos

Assim como o HSBC, desde o dia 17 deste mês, os bancos Real e Santander estão cadastrando seus clientes, bem como o Bradesco, desde o dia 22 de junho.

Quanto ao Itaú Unibanco, a inscrição está sendo feita desde 5 de julho, sendo que o banco já oferece para seus clientes pessoa jurídica a visualização dos boletos registrados emitidos pela empresa e a facilidade de pagá-los eletronicamente.

"O produto permite ganho de eficiência pela comodidade de se fazer transações on-line, além de oferecer muita segurança, pois evita o risco de extravio e fraude", analisa a diretora de produtos pessoa jurídica do Itaú Unibanco, Sandra Boteguim.

Públicos

Entre os bancos públicos, o Banco do Brasil lançou, junto com o cadastramento, em maio, a apresentação eletrônica de boletos para seus clientes, o que, segundo a instituição, tem como objetivo prepará-los para o DDA.

A instituição informa que já emitiu um volume de R$ 2 bilhões em boletos eletrônicos, apesar do serviço só abranger os títulos da carteira de cobrança registrada no próprio banco.

Outra instituição que já está fazendo o cadastramento dos futuros sacados eletrônicos é a Nossa Caixa. Neste caso, a inscrição começou em 24 de julho deste ano, sendo que, uma vez feito o cadastramento, o serviço já começa a ser oferecido para os boletos emitidos pela Nossa Caixa.

Já a CEF (Caixa Econômica Federal) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não há cadastramento antecipado para os seus clientes, mas que a questão será definida em breve.

DDA

Desenvolvido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e Asbace (Associação Nacional de Bancos), com o apoio do Banco Central do Brasil, o DDA estará disponível a partir de 19 de outubro em todo o País.

Por meio dele, o consumidor poderá acessar pela internet, telefone e caixa eletrônico seus boletos de cobrança - como contas de condomínio, escola, planos de saúde -, sem que precise recebê-los impressos, e poderá pagá-los nestes canais eletrônicos, onde quer que esteja.

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