UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/08/2009 - 16h44

Vai viajar? Confira como comprar passagem aérea mais barata

SÃO PAULO - A passagem aérea representa grande parte dos gastos com a viagem e, por isso, quanto mais economizar com ela, mais dinheiro o turista terá para curtir no destino. Mas o que fazer para pagar menos?

De acordo com o vice-presidente de Marketing e Serviços da GOL, Tarcísio Gargioni, as pessoas podem comprar mais barato ao optar pelas tarifas promocionais, mas elas não estão disponíveis em todos os voos e horários.

Outro problema é que não se sabe exatamente quando as companhias aéreas vão lançar promoções. "Há uma tendência de ser em baixa temporada, entre agosto e novembro e março e maio. São os dois períodos de baixa temporada. Normalmente, no site aparece, mas às vezes as empresas vão para outros meios. Estamos em um período que pode acontecer", explicou Gargioni.

Fora das promoções, como economizar?

Mesmo sem as promoções, o turista pode economizar na compra da passagem aérea. Basta aderir às tarifas programadas, que podem chegar a ter preços de ônibus. "A pessoa tem de comprar com antecedência. O princípio é quanto antes comprar, menos paga".

Além disso, é bom ficar de olho na estadia. Quem compra com 14 dias de antecedência para ficar dez noites no local tem uma tarifa menor.

Para quem faz viagens corporativas, o mercado disponibiliza a família das tarifas "livres", com as quais é possível fazer alterações na data e no horário da passagem, sem pagamento de multas e taxas. A tarifa não é a mais barata, mas evita prejuízos futuros.

Outras dicas

Confira abaixo outras dicas para economizar na compra da passagem aérea:


  • Comece a busca por passagens mais "em conta" o quanto antes. Se puder, com, no mínimo, um mês de antecedência.

  • Atente ao horário dos voos. Muitas pessoas se sentem incomodadas ou simplesmente não gostam de viajar de madrugada, por exemplo. Por ser menos procurado, este horário pode ser vantajoso financeiramente.

  • Usar a mesma companhia aérea para ir e voltar também pode ser vantajoso. A fidelidade à empresa pode ser o argumento para que você consiga o desconto de que tanto precisa.

  • Procure aeroportos alterativos, mas não esqueça de como se locomoverá até o hotel.

  • Não esqueça das suas milhas!

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host