UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/09/2009 - 16h09

Com descontos oferecidos pelo comércio, intenções de compra à vista sobem 5,9%

SÃO PAULO - As compras de pequeno valor e os descontos oferecidos pelo comércio nos pagamentos à vista fizeram as consultas ao SCPC Cheque (Serviço Central de Proteção ao Crédito) aumentar 5,9% em agosto, na comparação com igual mês do ano passado, segundo informações da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Os dados, divulgados nesta terça-feira (1), mostraram ainda que as consultas ao SCPC, que aponta as intenções de compras a prazo, caíram 12%, quando comparadas à grande euforia de vendas parceladas ocorridas um ano atrás, antes do agravamento da crise.

Apesar da retração, as vendas a crédito estão reagindo, uma vez que, em abril, por exemplo, foi observada queda de 19%.

Comparação mensal

Por outro lado, no confronto com o mês anterior, foi registrado recuo tanto nas intenções de compra à vista como a prazo. No primeiro caso, houve queda de 2,4% e, no segundo, de 3,7%. Segundo o economista da associação, Emilio Alfieri, isso ocorreu devido ao efeito-calendário, já que agosto teve um dia útil a menos do que julho.

Quando se analisa a média diária, no entanto, as consultas ao SCPC cresceram 1,3% entre o sétimo e oitavo meses, enquanto o SCPC Cheque permaneceu estável.

Para Alfieri, este mês que se inicia deve ser um pouco mais difícil, pois terá apenas 25 dias úteis. As perspectivas para o fim do ano e início de 2010, porém, são mais animadoras. "As vendas a crédito vão convergir para o ponto de equilíbrio".

Inadimplência

Ainda segundo o levantamento, a inadimplência no período diminuiu. A quantidade de registros recebidos no cadastro de inadimplentes recuou 1,8% no mês passado, em relação ao mesmo período de 2008, enquanto o número de registros que saíram do cadastro subiu 3,9%, favorecido pela recuperação do crédito, com queda nas taxas de juros e alongamento do prazos.

Frente a julho, a quantidade de registros incluídos aumentou 4,3%, mas, ainda assim, o crescimento foi menos intenso do que da quantidade de registros cancelados (+6,3%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host