UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/09/2009 - 13h29

Medida prevê saque do saldo do FGTS sem contribuinte precisar se aposentar

SÃO PAULO - Medida que permite a homens e mulheres sacarem saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), quando completarem, respectivamente, 35 e 30 anos de contribuição, foi apresentada ao Senado na terça-feira (8).

O Projeto de Lei 371/09, do senador Paulo Paim (PT-RS), permite sacar o saldo sem a obrigatoriedade dos contribuintes se aposentarem. Segundo ele, a medida visa à segurança do trabalhador em momentos difíceis, conforme dita a Lei do FGTS (Lei 8.306/90).

"Com essa poupança forçada, o trabalhador terá um suporte para momentos cruciais de sua vida", afirmou o senador, de acordo com a Agência Senado. "Acredito que permitir ao trabalhador o saque do saldo de sua conta vinculada, nesses momentos, é uma questão de grande justiça social".

Imóveis

De acordo com a Tendências Consultoria, investimentos em imóveis com os recursos do FGTS devem ter acréscimo de 61,3% neste ano, frente a 2008. O índice é maior que o da poupança, cuja estimativa de crescimento para o valor contratado é de 5,7% para este ano.

Somente nos primeiros sete meses deste ano, os financiamentos com recursos do FGTS, que contemplam imóveis com preços baixos, chegaram a R$ 8,42 bilhões. As liberações de valores cresceram 36,8% no acumulado do período.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host