UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/09/2009 - 16h45

Celulares: dependendo do uso, gasto médio pode variar cerca de 20%

SÃO PAULO - O gasto médio de usuários de serviços de valor agregado no celular, como MP3, câmera fotográfica, entre outros, é 20% maior se comparado a quem utiliza o celular apenas para comunicações de voz, segundo informações de levantamento realizado pela Nielsen.

Chamados de usuários SVA (Serviços de Valor Agregado), este tipo de consumidor responde por 19% do total do mercado brasileiro, ficando atrás daqueles que utilizam o celular, exclusivamente, para comunicações de voz e envio de mensagem de texto (28%) e dos que usam as funções do aparelho sem acesso à rede (37%).

Por outro lado, eles estão à frente dos que fazem uso do celular somente para comunicações de voz (16%).

Vendas

Ainda de acordo com a Nielsen, a maior concentração de usuários SVAs está nas faixas etárias mais jovens e nas classes A e B, sendo que a venda de aparelhos com funcionalidades e novas tecnologias aumentam em ritmo constante em toda a América Latina.

"A venda de itens que oferecem novas tecnologias, tais como 3G e smartphones, aumentou significativamente. Aliás, estas novas facilidades criaram novos hábitos e formas de se comunicar. Os consumidores estão de olho nos serviços de valor agregado", avalia o gerente regional de produtos da Nielsen para a América Latina, Thiago Moreira.

Em um ano, encerrado em março de 2009, a venda de celulares com câmeras embutidas alcançou 61% do volume total das vendas na América latina e 60% no Brasil, com destaque para os telefones com câmeras superiores a dois megapixels.

Em relação aos aparelhos com tocadores de MP3 e rádio FM, estes representaram, nesta ordem, 35% e 55% das vendas do continente. No Brasil, estes números são 21% e 82%, respectivamente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host