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17/09/2009 - 15h49

Confiança cresce mais para os paulistanos com renda inferior a 10 mínimos

SÃO PAULO - O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) dos paulistanos com rendimentos inferiores a 10 salários mínimos aumentou 11,3% entre setembro de 2008 e o mesmo mês deste ano, atingindo 145,4 pontos.

Os consumidores paulistanos pertencentes à faixa de renda superior a 10 salários mínimos também apresentaram variação positiva no período, de 3,6%, atingindo 156 pontos.

Na comparação mensal, sobre agosto, a confiança dos consumidores de menor renda subiu 5,2%, ao passo que a confiança daqueles que ganham acima de 10 salários mínimos diminuiu 3,2%.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (12) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontam que o ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

Futuro e presente

Entre setembro de 2008 e 2009, considerando o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor) dos consumidores de maior renda, a pesquisa aponta que o índice apresentou incremento de 7,6%, passando para 164 pontos. Já o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais) caiu 2,5%, para 144 pontos.

Entre os paulistanos com renda menor do que 10 salários mínimos, o IEC registrou alta de 17,4% em relação a setembro do ano passado, indo para 148,5 pontos no mês atual, enquanto o Icea subiu 2,7%, passando para 140,8 pontos.

Faixa etária

Segundo a Fecomercio-SP, os homens ainda estão mais otimistas do que as mulheres no nono mês do ano, com 148 pontos contra 144,5 pontos. No entanto, na comparação anual, o índice deles variou menos do que o delas: 3,5%, ante 9,3%. Na comparação mensal, houve o mesmo movimento, com eles variando 3,9% e elas, 5%.

Além disso, o consumidor com idade inferior a 35 anos está mais confiante em setembro, frente ao mesmo mês do ano passado, com alta de 3,2% no ICC, que chegou a 146,5 pontos. Já entre os paulistanos da faixa etária superior a este patamar, a alta foi maior, de 11,4%, mas o índice atingiu 145,6 pontos.

No que diz respeito ao futuro, os homens, assim como as pessoas com menos de 35 anos, estão mais otimistas que as mulheres e os paulistanos com mais de 35 anos. O índice atingido por eles foi de 151,9 pontos, contra 147,4 delas. Já os menores de 35 anos alcançaram 150,1 pontos, contra 148,6 pontos dos mais velhos.

Sobre a pesquisa

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com 2.100 pessoas no município de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques pelos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

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