UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/09/2009 - 16h29

Metade dos domicílios de São Paulo tem um carro de passeio, indica Ibope

SÃO PAULO - Apesar do trânsito estressante, os paulistanos continuam adotando os carros para se locomover. Segundo indicou uma pesquisa do Ibope Inteligência, feita a pedido da ONG Nossa São Paulo, 50% dos domicílios da cidade possuem um veículo de passeio, sendo que mais de 30% deles foram adquiridos no último ano.

O resultado disso foi um aumento na circulação de veículos e no tempo médio de deslocamento na capital paulista. O número de pessoas que não utilizam o automóvel para se locomover caiu de 29% para 21%, e o tempo gasto aumentou de 2h30min em 2008 para 2h43min neste ano.

Trânsito e transporte público

A exemplo do tempo de locomoção, a avaliação dos paulistanos sobre o trânsito da cidade piorou. Essa área foi considerada a mais problemática da cidade, com 38% de respostas, atrás somente de saúde (65%) e educação (41%).

Assim como em 2008, sete em cada dez moradores avaliam a situação do trânsito como ruim ou péssima e, em uma escala de 1 a 10, a nota obtida por essa área foi 3.

Também permanece ruim a avaliação dos paulistanos quanto ao transporte público, principalmente nos ônibus. Para 44% dos usuários, aumentou o tempo de espera, enquanto que, para 42%, ele está igual. Já 50% afirmam que aumentou a lotação e 43% consideram que ela está igual.

Para 67% dos moradores de São Paulo, o poder público deveria direcionar os investimentos para o transporte público, priorizando medidas como a ampliação de linhas de trem e metrô (61%) e a construção e ampliação de corredores de ônibus (45%).

A pesquisa foi feita entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro deste ano, com 805 pessoas com mais de 16 anos que residem na capital paulista.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host