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18/09/2009 - 10h40

Reclamações contra bancos cresceram 26,85% em agosto, aponta BC

SÃO PAULO - O número de queixas contra os bancos aumentou 26,85% no mês passado, frente a julho, revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central na quinta-feira (17). A cobrança irregular de tarifas e débitos aparece entre as principais reclamações.

Considerando as sete instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 685 casos em agosto, contra 540 um mês antes.

Itaú lidera

No oitavo mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Itaú, cujo índice de reclamações foi de 1,59 a cada 100 mil pessoas.

Na sequência vieram HSBC, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de agosto e julho deste ano e agosto de 2008, para os cinco primeiros colocados, além da principal reclamação:

Instituição Índice Agosto 2008 Índice Julho 2009 Índice Agosto 2009 Principal reclamação em junho/09
Itaú 2,59 1,08 1,59 Tarifas - Cobrança irregular (21,45%)
HSBC 11,01 0,58 0,94 Tarifas - Cobrança irregular (51,35%)
Bradesco 2,72 0,46 0,54 Tarifas - Cobrança Irregular (28,46%)
Caixa Econômica Federal - - 0,25 Conta - Saques (19,39%)
Banco do Brasil - 0,28 0,24 Conta - Débitos (41,09%)
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000 Fonte: Banco Central

BC tem autoridade para punir

O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

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