UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/09/2009 - 11h30

Consumidores brasileiros são os que mais parcelam as compras, diz estudo

SÃO PAULO - Os brasileiros são os consumidores que mais parcelam as compras em todo o mundo. Segundo estudo da MasterCard, 58% costumam fazer esse tipo de compra, sendo que os meios de parcelamento mais comuns são o cartão de crédito e o crediário/carnê, com 40% e 36%, respectivamente.

"O crediário é uma opção utilizada por todas as classes sociais, não só a baixa renda. Porém, cerca de 60% dos usuários têm renda familiar de até R$ 1.200", afirma o vice-presidente para Produtos de Mass Market da MasterCard Brasil e Cone Sul, Erick Luiz.

A pesquisa foi feita com 1.600 pessoas, com idade superior a 20 anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Ribeirão Preto (SP).

Mulheres e homens

Na comparação entre mulheres e homens, as compras parceladas são mais usadas por elas. No total, 57% delas realizam aquisições com essa forma de pagamento. O estudo também indica que, considerando a idade e a classe social, as pessoas entre 20 e 45 anos representam 70% das compras parceladas, e 71% pertencem às classes C e E.

Além disso, apenas 33% dos consumidores que usam o crediário possuem Ensino Fundamental completo. Com relação a emprego, 84% exercem atividade remunerada, mas 61% não têm carteira assinada e 34% têm forma de pagamento mensal.

O estudo também indica que 75% dessas pessoas possuem conta em banco, sendo que Bradesco, Caixa Econômica e Itaú são os mais presentes. Além disso, 65% possuem cartão de débito e 63%, cartão de crédito.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host