UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/09/2009 - 17h47

Crise traz boas oportunidades para quem está bem preparado

SÃO PAULO - "Quem espera a crise passar perde boas oportunidades de investimento". A afirmação é do professor de planejamento financeiro do investBolsa, Emerson Faria.

Segundo ele, essa é uma dica para quem está esperando a crise chegar ao fim para começar a investir. "Vemos muitas pessoas com vontade de investir, mas muitas dizem que só o farão quando a crise chegar ao fim. Eu entendo que muitas pessoas querem ter a segurança de não passar por um momento turbulento, como passamos há poucos meses, porém, é preciso que as pessoas se conscientizem de que é durante as crises que surgem as boas oportunidades", explica.

E completa: "para se ter uma ideia, existem ações que já valorizam mais de 300% desde janeiro até agora. Isso prova que quem entrou no mercado de capitais durante o período mais crítico da crise, ganhou dinheiro e está feliz da vida".

Mais preparado

Ainda de acordo com o profissional, o fundamental para poder aproveitar essas oportunidades é estar bem informado.

"Durante a crise percebemos que muita gente foi em busca de informações, queria se educar, conhecer mais profundamente o mercado. Quem fez isso e aproveitou as oportunidades, agora não sai mais".

E, segundo Faria, a procura por conhecimento é cada vez maior. "A crise trouxe a sede de conhecimento aos brasileiros, e as pessoas estão querendo um conhecimento mais aprofundado. Antes elas buscavam cursos para aprender o básico, hoje a procura é por cursos mais especializados. As pessoas estão usando a internet para ter suas primeiras aulas de mercado e buscam cursos mais profissionais para aprenderem a avaliar seus investimentos. Hoje elas querem tomar decisões baseadas em fundamentos, tendo a certeza de que estão decidindo pela melhor opção".

Lições da crise

O planejador lista ainda quais são as lições que todo mundo deveria ter aprendido com a crise. Confira:

  • "Toda crise tem seus prós. E o principal deles é que é justamente na crise que surgem as melhores oportunidades de investimento";


  • "É preciso ser bem informado. Só assim você consegue identificar as oportunidades, tirar bom proveito delas, e tomar boas decisões com relação aos investimentos que você já tem";


  • "Por fim, crises são cíclicas. Acontecem de tempos em tempos. Por isso, invista em seu conhecimento, para poder aproveitar o que a próxima pode trazer de bom".
  • Compartilhe:

      Hospedagem: UOL Host