UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/09/2009 - 11h11

Mudança do transporte do álcool pode fazer preço do combustível cair 25%

SÃO PAULO - Atualmente, o transporte de 95% do etanol produzido no País é feito por meio de rodovias. Um projeto quer fazer com que o combustível passe a ser transportado por meio de alcooldutos. Com a mudança de estrutura, o preço do etanol para o consumidor pode ficar até 25% mais em conta.

"O álcool vai se beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte", afirmou, de acordo com a Agência Brasil, o presidente da Uniduto Logística, Sérgio Van Klaveren.

A empresa é a responsável pelo projeto, que deve entrar em operação somente em 2012. Ele prevê a construção de 570 quilômetros de dutos que ligarão as regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral. A obra está orçada em US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de litros de álcool por ano.

Obras começam em 2010

Van Klaveren afirmou que as obras devem iniciar em meados do próximo ano. Segundo ele, com os dutos, devem ser retirados mais de 1,6 mil caminhões das estradas. Com isso, ele calcula que cerca de 85 milhões de litros de diesel deixarão de ser usados.

Ele ainda espera que a diminuição da circulação de caminhões contribua para a manutenção das estradas e para a redução do número de acidentes.

Hoje, o País possui 20 mil quilômetros de dutos, incluindo gasodutos e oleodutos. De acordo com a Agência Brasil, a Petrobras planeja operar um álcoolduto, que ligará as regiões produtoras de Goiás ao litoral do Rio de Janeiro. Porém, ainda não há prazos para o início das obras.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host